quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MINI CURSOS

Os minicursos terão carga horária equivalente a 08 (oito) horas. As vagas são limitadas em 25 (vinte e cinco). Apenas poderá cada participante se inscrever em 01 (um) minicurso que já está incluso no ato da inscrição.

MINICURSO I:
Repressão à Resistência: movimentos sociais e as experiências no campo
Profº Andrey Minin Martin (Mestrando em História UEM) e Profª Drª Maria Celma Borges (UFMS)


Este mini-curso tem como proposta discutir o conceito de movimentos sociais, a partir de autores das diferentes áreas do saber, buscando abordar as experiências que retratam como se construíram (e se constroem) no cenário brasileiro. Importa discutir como “os novos personagens entram em cena”, no campo e cidade, nas décadas de 1970 e 1980, mas também como a história de lutas, particularmente no campo, vai sendo construída, pelas ações de homens e mulheres pobres, desde a América Portuguesa. Repressão e resistência evidenciam, assim, a face dos movimentos sociais em sua pluralidade. Como exemplo, destacamos as práticas dos índios, escravos, imigrantes, homens pobres livres, posseiros, bóias-frias, sem-terra, etc; os quais trazem, em sua história, as marcas da violência, mas também da resistência. Soma-se a esta discussão, o pensar sobre os agentes mediadores, buscando apontar a dinamicidade, a conflituosidade e a representação que os mesmos possuem na relação com os sujeitos. No primeiro dia, nos centraremos no conceito de movimentos sociais e movimentos sociais no campo, para, no segundo dia, trabalharmos fontes como: mapas; documentário e fotografias de Sebastião Salgado.

MINICURSO II:
Redação de trabalhos científicos: aspectos gramaticais e organização textual
Profº Drª Marlene Durigan (UFMS)

O minicurso tem como objetivo oferecer subsídios à redação de trabalhos acadêmicos ou científicos, focalizando aspectos da organização textual e problemas de redação. Com base em Serafini (2001), Medeiros (2003), Durigan (2008) e Barros (1979), são abordados os conceitos e estruturas de parágrafos e períodos, bem como problemas de coesão textual, concordância, pontuação, regência, colocação das palavras, emprego de tempos e modos verbais, entre outros aspectos pertinentes aos textos escritos na modalidade culta da língua portuguesa. Além da apresentação dos princípios gerias dos construtos normativos, são oferecidos exemplos de textos problemáticos e as respectivas sugestões de correção, devidamente comentadas, bem como exercícios de aplicação.

MINICURSO III:

A Educação Patrimonial e a preservação do Patrimônio Arqueológico sul-mato-grossense
Profº Bruno Mendes Tulux (Graduado em História UFMS - CCHS) e Profº Éder Janeo da Silva (UCDB)

A Educação Patrimonial apresenta-se como mecanismo extremamente eficaz na conscientização de alunos do ensino público e privado sobre a preservação do Patrimônio Histórico/Cultural. Esta modalidade de ensino acrescenta e colabora na formação de profissionais docentes em História, área em que se pode perfeitamente exercitar e estreitar a relação entre a comunidade local e os bens patrimoniais. O objetivo deste mini-curso é, inicialmente, contribuir para o aperfeiçoamento do futuro profissional de História através da prática da Educação Patrimonial em sala de aula, apresentando o inventário do patrimônio arqueológico sul-mato-grossense e sua relação na formação de uma consciência de preservação dos sítios arqueológicos e do patrimônio cultural local, pois, Mato Grosso do Sul apresenta um rico patrimônio histórico/arqueológico que é desconhecido pela grande maioria dos professores e alunos. Este mini-curso será constituído por: exposição de conceitos de Educação Patrimonial, possibilidades de trabalho no ensino fundamental e médio, recursos didático-pedagógicos que podem ser utilizados nesta tarefa e, finalmente, apresentação do trabalho “Educação Patrimonial no Alto Paraná, Mato Grosso do Sul: Socialização do Conhecimento Arqueológico”, executado pela equipe do MuArq/LPA e contemplado no ano de 2006 como o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na categoria Educação Patrimonial. Desta forma, este mini-curso pretenderá contribuir para a complementação do futuro professor de História, ampliando assim as possibilidades de trabalho com o acervo histórico/arqueológico estadual e a formação da identidade regional.

MINICURSO IV:
Entre a sala de aula e a pesquisa histórica: A multiplicidade das formas de utilização do rock n’ roll
Profº Tiago de Jesus Vieira (Graduado em História UFMS - CPTL / Professor da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas) e Profº Willians Sanches de Oliveira (Graduado em História UFMS - CPTL )

Este mini-curso tem por finalidade demonstrar as múltiplas possibilidades de utilização do rock n’ roll, pelo profissional de história, seja por meio de sua aplicação em sala de aula ou como fonte para a pesquisa histórica.

MINICURSO V e VI (OFICINAS, a confirmar):Aguarde PropostaFundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul



ALIMENTAÇÃO

A COEREH (Comissão Organizadora do Encontro Regional dos Estudantes de História) solicita a todos os participantes que aguardem maiores informações a respeito da disponibilidade de alimentação no encontro, uma vez que estamos aguardando o término do processo de licitação do restaurante universitário.


ALOJAMENTOS

A COEREH (Comissão Organizadora do Encontro Regional dos Estudantes de História) informa que será disponibilizado alojamento - em salas de aula do campus - aos acadêmicos oriundos das mais distintas universidades do Centro Oeste e Triângulo Mineiro. No entanto solicitamos aos coordenadores de delegação que informem a quantidade de pessoas que virão ao encontro com no máximo (15) quinze dias de antecedência, através do email
ereh2009@hotmail.com



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